O mau tempo nos ultimos dias dificultou mais ainda os trabalhos de aviões que jogam substâncias químicas pra ajudar à dispersar o petróleo que forma não só uma grande mancha negra vista por cima, mas sim uma camada que sela a passagem de luz e oxigênio da atmosfera pro mar, causando inúmeras mortes de animais marinhos inclusive de aves que usam os peixes como fonte alimentícia. O mar agitado impede que barreiras absorventes que tentam conter esse desastre seja útil, já que por esse efeito elas seguem pras encostas... isso afeta não só o meio ambiente (que é o mais prejudicado) como as pessoas que dependem da pesca como alternativa de lucro (mesmo que eu não curta isso, ainda mais pra meio de consumo, enfim...)
Em média é como 5 mil barris de petróleo fossem despejados por dia em pleno oceano, imaginando assim já da pra imaginar que não é um desastre qualquer...
Essa empresa britânica British Petroleum não vem sendo criticada desde esse insidente, ela já vêm sendo alfinetada já faz tempo:
"(...)A BP afirmou ainda que despachou veículos operados por controle remoto para tentar fechar a válvula submarina por onde está saindo o petróleo, mas ainda sem sucesso.
Ainda segundo a petroleira, qualquer medida temporária efetiva levará até uma semana para ser colocada em prática.(...)" . Uma demora que custa não só pra economia, custa muito mais para as vidas marinhas que estão sofrendo e morrendo.
(...)A mancha de petróleo que atinge o Golfo do México e a costa do sul dos Estados Unidos triplicou de tamanho nos últimos dias e já mede mais de 200 km, segundo análise de imagens de satélite feita por cientistas da Universidade de Miami. O vazamento já atingiu a costa da Louisiana, e ameaça a exploração de peixes e camarões na região, assim como áreas pantanosas e a vida selvagem que lá vive, no que pode se tornar o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.(...)
Petróleo, esse não é o único problema que causa a dor no Oceano Pacífico (não só nele especificamente, mas em todos no geral), o lixo tem sido o pior vilão dessa novela sem graça... de acordo com pesquisas a quantidade de plástico jogados alí no Oceano Pacífico já supera duas vezes o tamanho de Sampa, e pra cada quilo de algas e plânctons há pelo menos 6 kg de plástico, ou seja estão formando mais dois continentes em pleno Oceano Pacífico, mas não de terra como o nosso e sim de lixo.
fonte do texto acima
E mais uma vez o Reino animal que sofre e continua morrendo por causa dos "Animais Racionais(?)"...
Essa Tartaruguinha foi encontrada com deformação no casco (e consequentemente no seu corpinho) por causa de um anel de plástico, solto na água. Provavelmente ela está presa à ele desde pequetucha pra tal deformação:
Essa baleia, morta por não conseguir respirar por causa de um derramamento de Petróleo em uma das praias do Alasca, a culpada tem nome, endereço e telefone a Exxon Valdez... e ainda sim 20 anos depois ainda há rastros de crueldade desse desastre ecológico ambiental.
E esse pássaro que tentava se alimentar de peixes, mergulhou no mar para comer mas não conseguiu sair por que o petróleo derramado lhe deixou preso contra a água, não podia voar porque ficou com as penas grudadas e pesadas.
Esses são poucos de inúmeros animais que sofrem, fora os de outras espécies como peixes principalmente, e que você come não sabendo de onde vêm muitas vezes. E como evitar que isso aconteça? evite usar o máximo de plásticos possíveis e se usar... use conscientemente, jogando-os no lixo e se você for uma pessoa muito inteligente e bacana, fazendo coleta seletiva de lixo que vai para reciclagem ou você mesmo reciclando Quando ao petróleo meu amigo, é esperar que as autoridades competentes tenham tanta cabeça quanto você, e opte por andar mais à pé e de bicicleta, patins e afins pro que alêm de avitar usar o petróleo descontroladamente você pode ficar em forma e na saúde sempre... fora que freia o aquecimento global, ah e opte por usar mais veículos de transporte comunitário, ou fazendo rodízios de carros.
Eu no meu caso fico só no ônibus mesmo por que não tenho estrutura financeira pra um carro... acho que nem psicológica, mas vai ai o toque de hoje... ;)




E
Definitivemente prejudicar a natureza é prejudicial para nós mesmo, pois por mais que tentemos negar isso somos parte dela e se ela sofre, sofreremos juntos...
ResponderExcluireu não me preocuparia;primeiro que a america é propriedade da inglaterra (eles podem
ResponderExcluirpagar multas de outras formas,mas não iriam fuder com sua senzala moderna) segundo o ponto real é energia livre pra ontem.
terceiro o ecosistema é auto suficiente,mesmo com a maluquice do homem
Nuno, descordo! plenamente discordo!!!o planeta e o Oceano Pacífico não é dos Estados Unidos e nem da Inglaterra pra eles ficarem fazendo as barbeiragens deles... cada pedacinho do planeta é de todos nós, então temos que nos preocupar sim.
ResponderExcluirO ecossistema é auto-suficiente pra ele próprio, e não pra sujeiras humanóides. Se todo mundo pensar assim... o mar vira lama e o planeta vira o planeta tietê.
Qualquer hora a natureza se revolta e manda todo mundo pros pacovás.
ResponderExcluircomo diria meu pai, a vida é como um restaurante e no fim, o valor da conta é bem alto.
ResponderExcluiré, já ouvi essa frase e é bem sábia!
ResponderExcluir